O
Problema do lixo
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Problema
Cada
pessoa do nosso município produz diariamente 1,2Kg de lixo e todos
os habitantes do município de Herval d'Oeste juntos chegaria a 36 toneladas
nos aterros, nas ruas e em terrenos baldios. Diante disso, o que fazer?
Hipóteses- 1 – Os habitantes
do município têm a consciência do problema do lixo?
- 2 – As pessoas fazem
a separação seletiva do lixo em suas casas?
- 3 – As pessoas têm
consciência que a questão do lixo é uma questão de toda sociedade
e não uma questão individual?
Um
dos grandes problemas ambientais da atualizado é o lixo. O homem
colocando o lixo no lixeiro, ou em terrenos baldios resolve seu problema
individual, não se dando conta que as áreas de depósitos de lixo
das cidades estão escassas e que o lixo jogado em terrenos baldios
ou na rua favorece o desenvolvimento de insetos e ratos, bem como o
entupimento de bueiros.
O
Art. 225º
da constituição da República Federativa do Brasil de 1998 estabelece
que: "Todos tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,
bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida impondo
ao poder público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras
gerações."
Portanto
é direito do cidadão tem um ambiente sadio, e um dever de todos
nós o de preservá-lo. Diante deste quadro, é importante que
se realize este projeto visando conscientizar os alunos sobre a questão
do lixo para deixar um ambiente mais limpo para as futuras gerações.
Objetivo Geral
Conscientizar
os alunos sobre o problema do lixo em suas casas, rua e cidade a fim
de perceberem que não é um problema individual, mas um problema
de todos; visando a busca de soluções concretas.
Objetivos Específicos:- Analisar a questão do lixo em nossa cidade;
- Citar causas e conseqüências causadas pelo lixo;
- Realizar uma pesquisa com os moradores sobre a questão do lixo;
- Debater as hipóteses formuladas;
- Recolher o lixo nas casas próximas da escola;
- Fazer a separação do lixo;
- Contribuir para limpeza da escola.
- Reciclagem
- Coleta seletiva
- Decomposição dos materiais
- Benefícios da reciclagem
- Explicação do projeto;
- Análise do problema em grupo;
- Levantamento das hipóteses;
- Discussão das causas e soluções do problema;
- Trabalho de campo com entrevistas;
- Estudo individual para confirmar as hipóteses levantadas;
- Apresentar soluções para o problema do lixo;
- Coleta de material do reciclado;
- Separação do material;
- Resolução do problema: reciclagem na escola;
- Quadro de giz;
- Datashow;
- Laptop;
- Câmera Digital;
- Apostilas;
- Luvas e Máscaras.
Este
projeto terá a duração de quatro horas aula e se estenderá
o ano todo.
AvaliaçãoA avaliação dos alunos se dará pela observação e participação nas atividades de modo permanente, visando possíveis mudanças quando necessárias.
Conclusão
Os
moradores têm consciência dos problemas do lixo, sabem das conseqüências,
porém não fazem a separação seletiva do lixo.
Agora
eles trazem na escola e nós é que fazemos a separação
e vendemos destinando os recursos para o benefício dos próprios alunos.
Bibliografia
A Embalagem
e o Ambiente, Horizonte Geográfico. Tetra Park, 2010.
BRASIL.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
São Paulo: Saraiva, 2004.
FREIRE, Gemebaldo.
Atividade de Educação Ambiental Global. São Paulo, 1994.
MINC, Carlos.
Ecologia e Cidadania. 2ª Ed. Moderna: São Paulo, 2005.
Raizes Diário.
Preservar o planeta, garantir o futuro, Joaçaba, 2010.
Olá Hugo
ResponderExcluirFiquei muito feliz que você retomou o projeto do lixo existente em nossa escola, esse trabalho de conscientização sobre o lixo deve ser sempre resgatado, ele é muito importante, devido estar lembrando sempre que devemos preservar o planeta e as nossas futuras gerações.Parabéns.
De sua colega Maira
Olá Hugo
ResponderExcluirParabéns pelo resgate do Projeto do Lixo.É muito importante trabalhar essas questões com nossos alunos.A preservação do meio ambiente faz parte dos valores que é um tema transversal e interdisciplinar.
De sua companheira Maira.