Projeto
Borboletas
Objetivos
1- Desenvolver a
capacidade de ler textos informativos e poéticos.
2- Conhecer as etapas
de transformação de uma lagarta em borboleta(metamorfose).
3- Usar a escrita e o
desenho como recursos para a organização sistemática de uma
história e socialização dos conhecimentos adquiridos. (Produção
de texto tendo o professor como mediador).
4- Colaborar com a
preservação da fauna.
5- Valorizar o
trabalho em grupo.
Problema
1- Promover uma
conversa sobre as borboletas, dando enfase a poesia “ As Borboletas
– Vinícius de Morais”
2- Desenvolver troca
de conhecimento entre os alunos, sensibilizando-os para o assunto e a
importância da preservação da fauna.
Material
1- Selecionar com
antecedência, materiais sobre o assunto (textos, livros, vídeos,
data show, laptop(uca), máquina fotográfica, filmadora).
2- Levar para sala de
aula livros e história (especialmente sobre as borboletas) para os
alunos consultarem.
3- História em
seqüência das fases da metamorfose das borboletas.
4- Lápis de cor, cola
e etc.
5- Uso de vídeos
baixados do Youtube sobre a poesia “As Borboletas” de Vinícius
de Morais e a música “Borboletinha ta na cozinha'.
6- Escrita no editor
de texto (copiar poesia) e desenho no laptop (Kolourpaint).
Execução -
Aula
1- Promover uma
conversa sobre as borboletas com os alunos, para saber o que os
alunos sabem sobre os mesmos.
2- Usar um livro
infantil e contar a história “A Lagarta Laura”.
3- Entregar a história
em seqüência sobre a metamorfose das borboletas (comentar e
questionar o que eles sabem sobre o assunto). Pintar, Recortar e
Escrever as frases com ajuda do professor.
4- Conversar com os
alunos o que eles conhecem sobre poesias, se conhecem a poesia “As
Borboletas de Vinícius de Morais”. Trabalhar no data show “Usar
vídeo baixados sobre As Borboletas do Youtube.
5-Trabalhar a musica
“Borboletinha ta na cozinha”.
6- Com ajuda dos
alunos escrever no quadro a poesia e usar os laptops para transformar
a poesia em arquivo digital.
7- Em seguida ir no
kolourpaint e fazer uma representação sobre a poesia.
8- Ensaiar a poesia no
sala com os alunos e um deles irá declamar a poesia.
9- Observar na
natureza se encontra um casulo, para trazer para escola e cuidar
quando a borboleta sair.
Conclusão e
Aplicação
A escolha deste
projeto permitirá um contexto de estudo e pesquisa onde professor e
aluno ficarão envolvidos com a temática, permitindo as crianças
conhecerem como é a metamorfose das borboletas, proporcionando um
momento de descobertas significativas e prazerosas.
Tempo de
atividade
04 Horas aula – Período Vespertino
___________________________________________________________________________________
Olá Roseli
ResponderExcluirFoi muito interessante sua aula, portanto estou te parabenizando por você ter usado várias técnicas como:a leitura, a escrita, a poesia e a preservação e respeito pelo meio ambiente com os alunos.É nas séries iniciais que começamos a despertar valores.
Um abraço de sua companheira Maira.