29/11/2011

As Borboletas - Profª Roseli - 1°Ano - Vespertino


Projeto Borboletas

Objetivos

1- Desenvolver a capacidade de ler textos informativos e poéticos.
2- Conhecer as etapas de transformação de uma lagarta em borboleta(metamorfose).
3- Usar a escrita e o desenho como recursos para a organização sistemática de uma história e socialização dos conhecimentos adquiridos. (Produção de texto tendo o professor como mediador).
4- Colaborar com a preservação da fauna.
5- Valorizar o trabalho em grupo.

Problema

1- Promover uma conversa sobre as borboletas, dando enfase a poesia “ As Borboletas – Vinícius de Morais”
2- Desenvolver troca de conhecimento entre os alunos, sensibilizando-os para o assunto e a importância da preservação da fauna.
Material

1- Selecionar com antecedência, materiais sobre o assunto (textos, livros, vídeos, data show, laptop(uca), máquina fotográfica, filmadora).
2- Levar para sala de aula livros e história (especialmente sobre as borboletas) para os alunos consultarem.
3- História em seqüência das fases da metamorfose das borboletas.
4- Lápis de cor, cola e etc.
5- Uso de vídeos baixados do Youtube sobre a poesia “As Borboletas” de Vinícius de Morais e a música “Borboletinha ta na cozinha'.
6- Escrita no editor de texto (copiar poesia) e desenho no laptop (Kolourpaint).
Execução - Aula
1- Promover uma conversa sobre as borboletas com os alunos, para saber o que os alunos sabem sobre os mesmos.
2- Usar um livro infantil e contar a história “A Lagarta Laura”.
3- Entregar a história em seqüência sobre a metamorfose das borboletas (comentar e questionar o que eles sabem sobre o assunto). Pintar, Recortar e Escrever as frases com ajuda do professor.
4- Conversar com os alunos o que eles conhecem sobre poesias, se conhecem a poesia “As Borboletas de Vinícius de Morais”. Trabalhar no data show “Usar vídeo baixados sobre As Borboletas do Youtube.
5-Trabalhar a musica “Borboletinha ta na cozinha”.
6- Com ajuda dos alunos escrever no quadro a poesia e usar os laptops para transformar a poesia em arquivo digital.
7- Em seguida ir no kolourpaint e fazer uma representação sobre a poesia.
8- Ensaiar a poesia no sala com os alunos e um deles irá declamar a poesia.
9- Observar na natureza se encontra um casulo, para trazer para escola e cuidar quando a borboleta sair.
Conclusão e Aplicação

A escolha deste projeto permitirá um contexto de estudo e pesquisa onde professor e aluno ficarão envolvidos com a temática, permitindo as crianças conhecerem como é a metamorfose das borboletas, proporcionando um momento de descobertas significativas e prazerosas.

Tempo de atividade

04 Horas aula – Período Vespertino

___________________________________________________________________________________






1 comentários:

  1. Olá Roseli
    Foi muito interessante sua aula, portanto estou te parabenizando por você ter usado várias técnicas como:a leitura, a escrita, a poesia e a preservação e respeito pelo meio ambiente com os alunos.É nas séries iniciais que começamos a despertar valores.

    Um abraço de sua companheira Maira.

    ResponderExcluir