01/12/2011

Projeto: Desigualdades sociais e suas implicações passado e presente.


E.E.B. Melo Alvim

Diretora: Maira Alberguini
Professor: Almir Pastori, Salete Pastori e Sandra Sumny
Turmas Envolvidas: 6ª e 7ª Séries
Data da Intervenção: 05/11 e 11/11/2011
Área do conhecimento: História e geografia
Projeto: Desigualdades sociais e suas implicações passado e presente.
Aplicação do plano: 04 aulas | 180 min


Primeiro momento

Objetivo de aprendizagem:
Identificar nos dias de hoje as desigualdades sociais do passado com o presente.

Metodologia:
- Escrever os tópicos do assunto no quadro da sala.
- Pedir que os alunos façam as anotações em seu caderno.
- Exposição do assunto de forma dialogada.
- Dinâmica de aprendizagem: dividir a sala em 4 grupos, e levá-los até o laboratório de informática. Os alunos deverão pesquisar imagens na internet que mostram situações de desigualdades. Cada grupo optará por uma imagem e fará em seguida um cartaz contendo as imagens, que será socializado com os demais grupos. Os cartazes serão expostos na parede da sala.























Recursos: Quadro, caderno, lápis, borracha, internet, computador, impressora, cartolina, cola, fita gomada, pincel atômico, laptop “uca”, máquina digital, Datashow.
Avaliação:
Será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas.

Segundo momento

Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
A partir desta aula os alunos poderão discutir a noção das desigualdades sociais e suas implicações do passado com o presente.
Conhecimento prévio trabalhado pelo professor com o aluno.
Estratégias e recursos da aula.
Prática social Inicial do conteúdo.

















Para iniciar uma discussão sobre cidadania e participação popular os alunos observarão a imagem nº1 e deverão apresentar possíveis explicações para imagem mencionada. Entre outras respostas, os alunos deverão compreender a dificuldade da sociedade naquele período.
A imagem sugere ao observador que todos os artistas são iguais nas suas manifestações. Embora a imagem parecesse negativa, a ideia é estimular os alunos a mencionarem sua posição social.

Imagem nº1:







Palácio Anchieta | Governo Espirito Santo

Problematização
Para guiar as discussões sobre o tema proposto, o professor mostrará aos alunos as imagens 2 e 3 para incentivar os alunos a identificarem os elementos da imagem.
Imagem nº 2 – Palácio do Planalto | Brasília |









http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Planalto
Imagem nº3.




Movimento Social | http://roberto-pontodevista.blogspot.com/2011/09/movimento-social.html

Conclusão:
Diante do nosso compromisso enquanto educadores nos desafiamos a organizar e realizar nas aulas de história e geografia o projeto; DESIGUALDADES SOCIAIS PASSADO E PRESENTE, com o objetivo de proporcionar aos alunos a reflexão e o conhecimento da dimensão dos problemas sociais.
Hoje surgem perspectivas para construir um mundo mais digno de socialização, onde todos os valores serão levados à reflexão, enfocando as relações políticos, econômicos, sociais, culturais e religiosos.



1 comentários:

  1. Olá Professora Salete e Professor Almir Parabéns para vocês pela aula e pelo resgate do passado com o presente. Vocês também estão fazendo com que seus alunos se tornem críticos e que tenham conhecimento sobre as questões sociais como um ser inteligente e capaz de solucionar problemas e dar opiniões.

    Beijos da companheira Maira.

    ResponderExcluir