E.E.B.
Melo Alvim
Diretora: Maira
Alberguini
Professor: Almir
Pastori, Salete Pastori e Sandra Sumny
Turmas Envolvidas: 6ª
e 7ª Séries
Data da Intervenção:
05/11 e 11/11/2011
Área do conhecimento:
História e geografia
Projeto: Desigualdades
sociais e suas implicações passado e presente.
Aplicação do plano:
04 aulas | 180 min
Primeiro momento
Objetivo de
aprendizagem:
Identificar nos dias de
hoje as desigualdades sociais do passado com o presente.
Metodologia:
- Escrever os tópicos
do assunto no quadro da sala.
- Pedir que os alunos
façam as anotações em seu caderno.
- Exposição do
assunto de forma dialogada.
- Dinâmica de
aprendizagem: dividir a sala em 4 grupos, e levá-los até o
laboratório de informática. Os alunos deverão pesquisar imagens
na internet que mostram situações de desigualdades. Cada grupo
optará por uma imagem e fará em seguida um cartaz contendo as
imagens, que será socializado com os demais grupos. Os cartazes
serão expostos na parede da sala.

Avaliação:
Será somativa, onde os
alunos serão observados continuamente através da participação em
todas as atividades desenvolvidas.
Segundo momento
Dados da aula:
O que o aluno poderá
aprender com esta aula:
A partir desta aula os
alunos poderão discutir a noção das desigualdades sociais e suas
implicações do passado com o presente.
Conhecimento prévio
trabalhado pelo professor com o aluno.
Estratégias e recursos
da aula.
Prática social Inicial
do conteúdo.
Disponível em:
http://gremioconego.blogspot.com/2010/01/desigualdade-social.html
|
http://jrpop22.blogspot.com/2007/08/fome-na-africa-junior-alves_19.html
|
Para iniciar uma
discussão sobre cidadania e participação popular os alunos
observarão a imagem nº1 e deverão apresentar possíveis
explicações para imagem mencionada. Entre outras respostas, os
alunos deverão compreender a dificuldade da sociedade naquele
período.
A imagem sugere ao
observador que todos os artistas são iguais nas suas manifestações.
Embora a imagem parecesse negativa, a ideia é estimular os alunos a
mencionarem sua posição social.
Imagem nº1:
Palácio
Anchieta | Governo Espirito Santo
Problematização
Para guiar as
discussões sobre o tema proposto, o professor mostrará aos alunos
as imagens 2 e 3 para incentivar os alunos a identificarem os
elementos da imagem.
Imagem nº 2 –
Palácio do Planalto | Brasília |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Planalto
Imagem nº3.
Movimento Social |
http://roberto-pontodevista.blogspot.com/2011/09/movimento-social.html
Conclusão:
Diante do nosso
compromisso enquanto educadores nos desafiamos a organizar e realizar
nas aulas de história e geografia o projeto; DESIGUALDADES SOCIAIS
PASSADO E PRESENTE, com o objetivo de proporcionar aos alunos a
reflexão e o conhecimento da dimensão dos problemas sociais.
Hoje surgem
perspectivas para construir um mundo mais digno de socialização,
onde todos os valores serão levados à reflexão, enfocando as
relações políticos, econômicos, sociais, culturais e religiosos.
Olá Professora Salete e Professor Almir Parabéns para vocês pela aula e pelo resgate do passado com o presente. Vocês também estão fazendo com que seus alunos se tornem críticos e que tenham conhecimento sobre as questões sociais como um ser inteligente e capaz de solucionar problemas e dar opiniões.
ResponderExcluirBeijos da companheira Maira.